ASPECTOS E SABERES NECESSÁRIOS PARA FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NO PROGRAMA DE ESTÍMULO À COOPERAÇÃO NA ESCOLA (PRECE)
Abstract
O trabalho surge a partir das experiências vividas pelo autor após sua inserção no Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE) durante o primeiro semestre do ano de 2019 na condição de aluno da Universidade Federal do Ceará (UFC), ligado a graduação em Licenciatura História. Com isso, o presente relato busca explicitar as atividades, observações, aplicações e trabalhos no qual foi adquirido ao longo do processo de um período da minha formação acadêmica no programa que a Universidade oferta. As atividades foram realizadas mais precisamente em uma turma de 2 ano na Escola Estadual de Ensino Médio Dr César Cals em Fortaleza juntamente com um professor tutor e duas bolsistas do Prece entre os meses de Abril e Junho do ano de 2019. Surgem diversos desafios para aqueles que se inserem no âmbito educacional e almejam seguir na profissão docente, aparece então o Prece com seu projeto de sociedade na missão de integrar o aluno universitário na rede de ensino público proporcionando seu contato com os saberes necessários para a prática docente.Durante todo o processo foi observado como os alunos da rede de ensino tem o contato com a cooperação, e se levam algo de positivo para sua formação escolar ao deixarem de lado toda aquela maneira de ensino tradicional. Ao trabalhar com a aprendizagem cooperativa é aberto um leque de possibilidades para os estudantes desenvolverem sua interação com outros estudantes, a empatia, a organização bem como evitar problemas como procrastinação e trazer a interdependência positiva para a construção dos saberes estudantis.Downloads
Downloads
Published
2019-01-01
How to Cite
Augusto dos Santos Farias Filho, A., & Adauto Santiago Neto, F. (2019). ASPECTOS E SABERES NECESSÁRIOS PARA FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NO PROGRAMA DE ESTÍMULO À COOPERAÇÃO NA ESCOLA (PRECE). Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3860. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54213
Issue
Section
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.