HABILIDADES SOCIAIS NO PROJETO LETRAS SOLIDÁRIAS: SEUS BENEFÍCIOS NO DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO
Abstract
O presente trabalho busca destacar as experiências vivenciadas como bolsista do Letras Solidárias, projeto que faz parte do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola- PRECE, da Universidade Federal do Ceará. O programa e o projeto trabalham com a metodologia da aprendizagem cooperativa, estruturada por David e Roger Johnson (1998), que pode ser definida como um método baseado na ajuda mútua para um aprendizado com equidade. Durante o ano de 2018, minha experiência no projeto Letras Solidárias foi satisfatória, pois pude exercitar, mediante as atividades realizadas, algumas habilidades sociais, como a interação social e a empatia com as pessoas, bem como saber ouvir quando necessário. O uso das habilidades sociais é dos elementos da Aprendizagem Cooperativa, sendo o exercício e o aprendizado dessas habilidades sociais oportunizados nas atividades semanais tanto em grupo de forma presencial, como individual de forma on-line. A percepção sobre essas experiências se deu por meio de pesquisas sobre como a interação social ajuda no melhoramento acadêmico de seus alunos e sobre a importância das habilidades sociais na vida acadêmica, por meio de estudos realizados pelos autores Johnson e Johnson. Sendo assim, um dos resultados do qual motivou a escrita deste trabalho veio de uma experiência pessoal ao realizar algumas atividades acadêmicas ao longo do semestre 2019.1, na Universidade Federal do Ceará, em que as habilidades sociais conseguiram fazer com que houvesse um melhoramento significativo nas apresentações e elaboração dessas atividades. Dessa forma, este trabalho confirma a importância que as habilidades sociais podem vir a ter no âmbito acadêmico, como respeitar as diferenças de outras pessoas e a se colocar no lugar do outro, e como elas ajudam na evolução do estudante na instituição de ensino.Downloads
Downloads
Published
2019-01-01
How to Cite
Beatriz Uchoa Nogueira, A., & Maria Alves de Lima, A. (2019). HABILIDADES SOCIAIS NO PROJETO LETRAS SOLIDÁRIAS: SEUS BENEFÍCIOS NO DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3891. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54244
Issue
Section
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.