O PAPEL DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL COMO FERRAMENTA PROPULSORA À EDUCAÇÃO PÚBLICA: UMA EXPERIÊNCIA EM APRENDIZAGEM COOPERATIVA
Abstract
No presente estudo, disserta-se acerca dos desafios ao desenvolvimento de meios que auxiliem no estímulo à educação emocional em um ambiente escolar, muitas vezes, envolto por práticas tradicionais de ensino ainda enraizadas. Nessa perspectiva, o trabalho tem o objetivo de demonstrar como atuam os bolsistas do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE) vinculados ao projeto de Iniciação à Docência e de que forma utilizam a metodologia da Aprendizagem Cooperativa para promover a ampliação de competências emocionais entre estudantes de escolas públicas. Nesse sentido, a atuação desenvolveu-se em uma escola pública da rede estadual de Fortaleza (CE), em turmas de 1° ano do ensino médio. Nesse viés, a pesquisa fundamenta-se em uma abordagem explicativa de natureza qualitativa, em que serão analisados os estudos dos pesquisadores David Johnson e Roger Johnson acerca da Aprendizagem Cooperativa no processo de ensino-aprendizagem e as pesquisas do sociólogo Juan Casassus a respeito de educação emocional. Como resultante, observou-se o crescente número de estudantes que, presentes em um ambiente com clima emocional positivo, ampliaram as suas atuações e os seus desenvolvimentos em sala de aula. Dessa forma, as conclusões do estudo apontam que a implementação da Aprendizagem Cooperativa no ensino público pode gerar a ampliação de um clima emocional positivo entre os estudantes, contribuindo com o desenvolvimento do aprendizado estudantil.Downloads
Downloads
Published
2019-01-01
How to Cite
Goncalves de Almeida, B., & Adauto Santiago Neto, F. (2019). O PAPEL DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL COMO FERRAMENTA PROPULSORA À EDUCAÇÃO PÚBLICA: UMA EXPERIÊNCIA EM APRENDIZAGEM COOPERATIVA. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3911. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54264
Issue
Section
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.