O PROCESSO DE FACILITAÇÃO PARA NOVOS REVISORES NO PROJETO LETRAS SOLIDÁRIAS
Abstract
Este trabalho é resultado da experiência vivida por seu autor no Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE) durante o semestre de 2019.1 na condição de bolsista veterano. Dessa forma, o presente relato tem como objetivo explanar a experiência vivenciada como facilitador de Oficina de Revisão Textual para novos revisores bolsistas, no Letras Solidárias, projeto pertencente ao PRECE. O relato justifica-se pela necessidade de demonstração de uma experiência prática que contribui de forma relevante para a área do profissional de Letras, levando a maior compreensão e fundamentação de sua teoria e prática. O processo de facilitação foi realizado em equipe e se desenvolveu em duas fases, on-line e presencial, sendo essas atividades fundamentadas dentro da Metodologia da Aprendizagem Cooperativa, estruturada pelos irmãos David e Roger Johnson (1998). Dentre as atividades on-line estavam estudar os materiais conteudísticos pertinentes à preparação das oficinas, elaborar os planos de aula, ler os memoriais dos novatos, fazer um cronograma desses memoriais e realizar o acompanhamento das atividades realizadas por eles. A fase presencial consistiu na facilitação dos planos, no qual ocorreu no Instituto Coração de Estudante (ICORES). Por conseguinte, para chegar a um resultado adequado, percebeu-se que são necessárias pesquisas e atividades a serem elaboradas e organizadas, podendo surgir algumas dificuldades, as quais a metodologia da Aprendizagem Cooperativa (AC) ajuda a refletir a respeito de como superá-las. Isto posto, conclui-se que essa vivência é enriquecedora ao licenciando, pois promove experiências necessárias a um bom professor, tais como prática reflexiva a respeito de seus planejamentos, aplicação relevante para o contexto social, compreensão da importância da relação professor-estudante, atenção ao desenvolvimento de habilidades sociais, assim como a abordagem da educação socioemocional em sala de aula.Downloads
Downloads
Published
2019-01-01
How to Cite
Savio Vieira Cruz, P., & Maria Alves de Lima, A. (2019). O PROCESSO DE FACILITAÇÃO PARA NOVOS REVISORES NO PROJETO LETRAS SOLIDÁRIAS. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3918. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54271
Issue
Section
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.