O PROJETO EU CURTO A UNIVERSIDADE DO PRECE E SEU PAPEL PARA A APROXIMAÇÃO ENTRE ESCOLA BÁSICA E ENSINO SUPERIOR
Abstract
O presente trabalho foi elaborado a partir da experiência vivenciada pela autora no Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (Prece), como bolsista do projeto Eu Curto a Universidade, durante o primeiro semestre do ano de 2019. O texto discorre sobre a importância de incentivar os alunos e as alunas do ensino médio da escola pública a enxergarem a universidade pública como expectativa de futuro, apesar de todos os desafios que estão postos para eles, tanto na vida acadêmica como pessoal. A estratégia utilizada pelo Projeto consiste na realização de apresentações nas escolas públicas por bolsistas do Prece que desenvolvem palestras sobre os conteúdos do ENEM, inscrição no SISU, vídeos e fotos dos campus universitários, modalidades de bolsas, carga horária semanal e remuneração, auxílios estudantis, funcionamento do restaurante universitário etc. Os bolsistas também conversam sobre à forma de entrada, permanência, retratando o cotidiano da universidade pública. As experiências obtidas ao longo do primeiro semestre, juntamente, com a análise dos instrumentais preenchidos pelos estudantes no momento da visita da escola sobre impressões que têm do ensino médio e da universidade, as reflexões realizadas durante os processos formativos e as leituras de autores, Juan Casassus, Boruchovitch e Bzuneck, Porto e Gonçalves, proporcionaram a oportunidade de escrever um trabalho que busca tratar sobre a realidade da escola pública. O estudo também pretende revelar como os discentes da escola pública percebem a universidade, sobre o desejo de ingressar no ensino superior e como o projeto Eu Curto a Universidade vem colaborando com o processo de aproximação entre a escola e a instituição.Downloads
Downloads
Published
2019-01-01
How to Cite
Helleny Mendes de Alencar, K., & Madja dos Santos Feitosa, A. (2019). O PROJETO EU CURTO A UNIVERSIDADE DO PRECE E SEU PAPEL PARA A APROXIMAÇÃO ENTRE ESCOLA BÁSICA E ENSINO SUPERIOR. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3920. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54273
Issue
Section
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.