PARCERIA PROFESSOR-ESTUDANTE: UMA PREMISSA QUE FAVORECE A ATUAÇÃO DOCENTE E A MOTIVAÇÃO ESTUDANTIL
Abstract
A atuação docente é cheia de desafios e dificuldades que podem, com o tempo, desgastar a motivação dos professores. Paralelo a isso, a vida do estudante também é repleta de problemas que geram desmotivação com os estudos e com a escola. Estes dois fatores, quando juntos a outros na sala de aula, acabam por tornar o clima emocional desagradável tanto para os professores como para os alunos. Com isso, o processo de ensino-aprendizagem pode tornar-se cansativo e desencorajador, trazendo muitos contratempos à construção do conhecimento em sala de aula, como a falta de respeito e o autoritarismo. Nesse contexto, o presente trabalho visa refletir a respeito das experiências da autora enquanto bolsista do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (Prece) em duas situações, tanto dando aula como observando e acompanhando professores em duas escolas diferentes, uma em Pacajus e a outra em Fortaleza. Os conteúdos ministrados eram diversas oficinas voltadas à preparação do estudante para o trabalho em grupo. A ideia central é refletir sobre como a conexão e o desenvolvimento da parceria com os alunos promove um ambiente de respeito mútuo e motivação para a participação nas atividades propostas. Para isso, foi realizada uma análise das experiências em sala de aula junto a um estudo bibliográfico sobre parceria entre professor e estudante e a participação deles no processo de ensino- aprendizagem. Ao final da reflexão, foi possível perceber como a relação desenvolvida entre alunos e professores influenciava no cumprimento de acordos feitos em sala, no respeito à fala de todos e na participação de atividades.Downloads
Downloads
Published
2019-01-01
How to Cite
Mirna Lima de Menezes, E., & Madja dos Santos Feitosa, A. (2019). PARCERIA PROFESSOR-ESTUDANTE: UMA PREMISSA QUE FAVORECE A ATUAÇÃO DOCENTE E A MOTIVAÇÃO ESTUDANTIL. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3930. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54283
Issue
Section
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.