RELATO DE EXPERIÊNCIA: A FACILITAÇÃO DE OFICINAS DE REVISÃO TEXTUAL E A FORMAÇÃO DOCENTE DE UM ESTUDANTE DE LICENCIATURA
Abstract
O Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE) atua como uma ponte entre Universidade Federal do Ceará e a escola básica, articulando a comunicação entre essas instituições por meio de atividades na metodologia da Aprendizagem Cooperativa (A.C), estruturada por David e Roger Johnson (1998). Este trabalho tem por objetivo relatar as experiências vividas em 2019, período em que atuei como bolsista facilitador de oficinas de revisão textual, junto ao projeto Letras Solidárias, pertencente ao PRECE. Em 2019.1 facilitei oficinas de revisão textual para os novos bolsistas do projeto justamente com dois colegas, no qual elaboramos planos de aula e facilitamos, etapa fundamental para que pensássemos em como abordar os assuntos técnicos que envolvem a revisão de uma redação de maneira a integrar os novatos ao trabalho cooperativo. Já em 2019.2, facilitei oficinas de revisão textual em uma escola da rede estadual. A experiência, apesar de ser baseada nos mesmos planos elaborados anteriormente, foi diferente em muitos aspectos. O primeiro deles, é que as formações não foram para estudantes universitários, mas para quinze alunos de Ensino Médio, selecionados para compor um grupo de revisores solidários que auxiliavam seus professores de Língua Portuguesa nas revisões dos colegas de turma. Outro aspecto preponderante no momento do planejamento dessas novas oficinas foi o de que era necessário não apenas ensinar esses estudantes a revisar de maneira solidária, mas auxiliá-los também em suas próprias produções textuais, visto que eles estavam em preparação para o ENEM. Conclui-se, que da etapa de planejamento e constante reestruturação das oficinas até a fase prática das formações, este trabalho procura enfatizar a importância que vivências dessa natureza desempenham na formação acadêmica de um estudante de licenciatura, que muitas vezes tem seu desejo de atuar no magistério tolhido pelas poucas oportunidades práticas que a Universidade oferece durante a formação.Downloads
Downloads
Published
2019-01-01
How to Cite
Falcao Soares, R., & Maria Alves de Lima, A. (2019). RELATO DE EXPERIÊNCIA: A FACILITAÇÃO DE OFICINAS DE REVISÃO TEXTUAL E A FORMAÇÃO DOCENTE DE UM ESTUDANTE DE LICENCIATURA. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3940. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54293
Issue
Section
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.