VEJO A FLOR PELO TOQUE: PRODUÇÃO DE MODELO DIDÁTICO TÁTIL NO ENSINO DE MORFOLOGIA FLORAL

Authors

  • Antonio Lucas Araujo de Abreu
  • Ligia Queiroz Matias

Abstract

A educação inclusiva é essencial na formação de professores, a acessibilidade tenta suprir a demanda dos alunos com deficiência visuais ou com baixa visão. Os modelos didáticos são instrumentos eficazes que busca uma metodologia inovadora no ensino, já os modelos táteis são uma ferramenta acessível favorecendo a inclusão do deficiente visual viabilizando a integração social e aprendizagem do conteúdo. A criação do modelo tátil não beneficia somente o aluno deficiente, como também o aluno vidente que poderá utilizar-se do recurso acessível para compreender melhor o que não conseguiu com o material convencional. No ensino de morfologia vegetal apresenta um obstáculo constante a dificuldade na visualização tridimensional e espacial dos discentes para as estruturas vegetais. No conteúdo de morfologia floral onde as estruturas que compõem: sépalas, pétalas, estames e carpelos geralmente são utilizados lupas para visualização das estruturas, principalmente a organização dos carpelos e a placentação da flor(organização dos óvulos dentro do ovário da flor) por serem estruturas muito pequenas. O intuito desse trabalho foi a criação do modelo didático tátil de morfologia floral para contribuir no ensino-aprendizagem visando potencializar a compreensão dos alunos com deficiência visuais. A metodologia utilizada foi a escolha de uma flor-modelo que no caso, foi a flor da espécie Turnera ulmifolia L. Para a produção do modelo didático tátil foi utilizado os materiais: biscuit, tinta para tecidos, pinceis, palitos de churrasco, glitter, papel e outros utensílios para proporcionar diferentes texturas nas estruturas no modelo. Com a produção do modelo tátil auxiliou na compreensão do conteúdo de morfologia floral e principalmente na visualização tridimensional e espacial das estruturas da flor. O modelo didático tátil é uma ferramenta eficiente adaptativa e inovadora para o ensino de botânica tanto para o aluno vidente e deficiente visual.

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Published

2019-01-01

Issue

Section

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência