IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA E SOCIOECONÔMICA DAS FABACEAE DA RPPN SERRA DAS ALMAS, CRATEÚS, CEARÁ
Abstract
A família Fabaceae ou Leguminosae apresenta a maior riqueza dentro do Domínio Fitogeográfico da Caatinga e possui espécies com alto potencial de uso, tanto para fins ecológicos, quanto econômicos e sociais. O presente estudo teve como objetivo conhecer os principais tipos de usos das espécies de Fabaceae registradas na Reserva Particular do Patrimônio Natural(RPPN) Serra das Almas, em Crateús, no estado do Ceará. Utilizamos como base um inventário florístico realizado em 2011 nesta RPPN, o qual registrou 86 espécies de Fabaceae, classificando-a como a família mais representativa nesta Unidade de Conservação. As 86 espécies de Fabaceae registradas no inventário foram analisadas quanto às suas propriedades de uso com base em informações registradas em publicações, como artigos, livros e trabalhos acadêmicos que abordassem suas formas de uso. Foram identificadas 63 espécies com potencial de uso divididas em 15 categorias: adubo verde, alelopatia, alimentação humana, apícola, combustíveis, cosméticos, construções, defensivos agrícolas naturais, fonte de cera, fonte de óleos, forrageira, madeireira, medicinal, paisagismo e ornamentação e reflorestamento. Os dados indicaram que Fabaceae é tanto rica em espécie quanto em importância ecológica, econômica e social, assim, seus representantes são elementos significativos para a melhoria da qualidade de vida da população, como plantas alternativas a serem cultivadas em comunidades rurais do nordeste brasileiro.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-01-01
Issue
Section
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.