LEVANTAMENTO GEOTÉCNICO ESTRUTURAL DE TRECHO DO EIXÃO DAS ÁGUAS - CE
Resumo
O Eixão das Águas é um projeto iniciado no começo dos anos 2000, constituído por canais, adutoras, túneis e estações elevatórias que se estendem por 256 km com a função de levar água do Açude Castanhão, em Jaguaribara, para a Região Metropolitana de Fortaleza e o Porto do Pecém, garantindo segurança hídrica por pelo menos 30 anos. Ao longo de sua extensão, auxilia no abastecimento de comunidades rurais, integração de agrovilas e promove mais qualidade de vida em regiões castigadas pela seca. Dada a sua importância, é necessário conhecer os riscos envolvidos que podem afetar a alocação de água, dentre os muitos riscos temos o risco estrutural geotécnico. Para isso, é necessário conhecer a estrutura, que não é única ao longo dos 256 km, porque o terreno que ela atravessa é diverso, com trechos em rocha, solo, declives, etc.Neste trabalho, são identificadas as tipologias das formações geotécnicas de um trecho do Eixão das Águas de forma que seja base para elaboração de fichas de análise de risco em formato checklist. Constituindo uma etapa de projeto de estudo de risco em obras hídricas realizado em conjunto com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (COGERH). A metodologia utilizada na análise será por meio de análise documental, projetos e até entrevistas a respeito das estruturas. Como produto desta pesquisa, será obtido um mapeamento geral do trecho e suas estruturas, com informações geotécnicas, históricas e acidentes ocorridos, além de particularidades do trecho estudado. Portanto, a partir de uma análise completa, é possível ter conhecimento amplo sobre diversos aspectos do trecho estudado , o que torna a elaboração das listas de checagem muito mais eficaz e as fichas bem aplicadas, atendendo as especificidades do Canal e sendo um instrumento valioso para assegurar o correto funcionamento e, consequentemente, o acesso à água à população que deve ser atendida.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-01-01
Como Citar
Campos Castro e Silva, M., Lopes Pinheiro, L., Reis, G. de A., Maria Oliveira da Silva, S., de Souza Filho, F. de A., & Vela Silveira, M. (2019). LEVANTAMENTO GEOTÉCNICO ESTRUTURAL DE TRECHO DO EIXÃO DAS ÁGUAS - CE. Encontros Universitários Da UFC, 4(2), 1636. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/59394
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.