USO DA ELETRÔNICA EMBARCADA NA AGROPECUÁRIA
Abstract
Introdução: Um sistema embarcado é um sistema microprocessado no qual o mesmo é completamente encapsulado ou dedicado ao sistema que ele controla. O primeiro sistema embarcado produzido em massa data de 1961. Contudo, a popularização, na agricultura iniciou em meados da década de noventa, tratores e implementos agrícolas. Objetivos: Este trabalho teve o objetivo de descrever os principais trabalhos desenvolvidos de eletrônica embarcada na agropecuária pelo o Grupo de Projetos Mecânicos e Embarcados na Agropecuária (GPMEA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) do Departamento de Engenharia Agrícola (DENA). Metodologia: Os projetos de hardware e software foram desenvolvidos no laboratório de Eletrônica Embarcada no Departamento de Engenharia Agrícola (DENA). Os projetos foram desenvolvidos para os Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Foram desenvolvidos até o momento dois trabalhos: "Uso do sensor de cor TCS 230 na localização de plantas na pulverização" e "Sensores de presença na automação do sistema de pulverização", ambos com o mesmo objetivo, localizar o alvo para a pulverização. Outro trabalho desenvolvido foi um contador de sementes graúdas utilizando a placa de prototipagem denominada ARDUINO, integrada à um laser apontado para um sensor de luz, tal mecanismo tem como função medir eficiência de mecanismos . Resultados: Os resultados obtidos foram: Trabalhos de Conclusão de Curso e o projeto de contador de sementes graúdas. Conclusão: O GPMEA iniciou as atividades em 2019.2 e através das tecnologias já desenvolvidas, possibilita aos alunos motivar os discentes o uso da tecnologia.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-01-01
Issue
Section
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.