DESENVOLVIMENTO E ADAPTABILIDADE DE 4 VARIEDADES DE ACEROLA NO POMAR DIDÁTICO DA UFC
Abstract
O Brasil é considerado, na atualidade, o principal produtor de acerola do mundo. Há décadas, o cultivo de frutíferas no trópico semiárido do Nordeste brasileiro tem-se mostrado uma atividade atraente graças às condições de solo e clima e à adaptabilidade de várias espécies frutíferas, que favorecem a implantação de pomares comerciais. O cultivo da acerola é crescente no País devido a aceitação do mercado consumidor, tanto “in natura” como processada ou industrializada, sob forma de suco, polpa, etc. sendo uma importante fonte de vitamina C. Dada a importância da vitamina C, a acerola é hoje uma das principais culturas de exportação da fruticultura brasileira. Está sendo consumida de várias formas e de modo crescente, principalmente pelos japoneses, europeus e norte-americanos. O Núcleo de Estudos em Fruticultura – GFRUT tem iniciado estudos com 4 variedades de acerolas: ‘Sertaneja’, ‘Sweet Flórida’, ‘Junco’ e ‘Apodi’, buscando informações para atender ações de extensão que visem melhoria no manejo e produtividade junto aos produtores. Nesse sentido, o manejo nos cultivos de espécies frutíferas do Pomar Didático é realizado rotineiramente pelos alunos que compõem o Gfrut-UFC (bolsistas e voluntários), tornando-se um ambiente de aprendizados tanto para estes como para demais alunos de agronomia. O presente trabalho visa relatar a vivência prática na implantação de variedades de acerolas e estabelecer um ranque do seu desenvolvimento, obtendo e comparando dados de crescimento e produtividade para avaliar a adaptabilidade. Esses dados são importantes para subsidiar a divulgação de informação para o produtor. Tendo em vista a importância da produção da acerola para a economia do País, particularmente, da região, é notável a contribuição na prática do manejo das variadas da acerola no pomar didático da UFC, para capacitar e orientar pequenos produtores a buscarem o desenvolvimento e produção dessa importante cultura. APOIO: UFC/bolsistas BIA, PIBIC e PREX.Downloads
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Published
2021-01-01
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Section
V Encontro de Iniciação Acadêmica
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