HISTOLOGIA APROXIMANDO A SOCIEDADE: A ESCOLA E OS TRABALHADORES, A PARTIR DA UNIVERSIDADE.

Authors

  • Thamyres Rodrigues Damasceno
  • Amanda Marques Borges
  • Jose Roberto Feitosa Silva

Abstract

Sendo uma disciplina de formação básica para os cursos da área de saúde nas Ciências Biológicas ainda estudam, além dos tecidos animais, também os vegetais. Além de sua importância acadêmica, essa área também tem valor social, pois aborda o conhecimento microscópico dos nossos corpos. Atentando a isso, o projeto Histologia e Sociedade promove o ensino-aprendizado de práticas histológicas com enfoque para leigos. Buscando novos métodos para auxiliar na compreensão, o trabalho proposto aborda metodologias didáticas utilizando materiais visuais e táteis para facilitar a compreensão. Inicialmente realizamos, no laboratório de histologia do departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará, o registro fotográfico de todas as etapas da produção de lâminas para o conhecimento do público, para fins de divulgação do trabalho realizado no local. Buscamos orientar sobre os processos de conduta do laboratório de modo a aproximar ciência para quem não tem acesso direto a esse espaço. Realizamos essa atividade após uma pesquisa feita com pessoas de nosso convívio social em sua maioria jovens e adultos, de maneira sistemáticas, com perguntas diretas sobre conteúdos científicos foi percebido que 30% dos entrevistados, não compreende ou tem dificuldade de entender informações científicas divulgadas por redes sociais/jornais, 24% não sabe identificar uma secção histológica. Vale salientar que, vários participantes desta pesquisa estão no nível superior, embora por vezes se encontrem como leigos nesta área. Além disso, a pesquisa mostrou que 87% dos entrevistados têm interesse em aprender mais sobre o tema. Logo, concluímos ser de grande importância a produção e execução de práticas mais inclusivas ao público leigo, para que estes consigam compreender melhor situações/informações presentes em seu dia a dia na sociedade.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2021-01-01

Issue

Section

V Encontro de Iniciação Acadêmica