UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTA PARA PREVENÇÃO DE HIV E OUTRAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
Abstract
INTRODUÇÃO: A internet revolucionou a forma como as pessoas se inter-relacionam. A ascensão das redes sociais nas últimas décadas proporcionou a criação de um novo ambiente de interação social, com paradigmas e diversas possibilidades a serem exploradas. Entre elas, permitiu o compartilhamento de informações relativas à educação em saúde e promoção do bem-estar, com vistas à sensibilização para a adoção de hábitos saudáveis e preventivos, além de haver propiciado a criação de canais de comunicação, aproximando profissionais e população geral. OBJETIVO: Descrever o impacto da utilização de redes sociais como ferramenta para prevenção de HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). MÉTODO: Pesquisa descritiva, do tipo relato de experiência, realizada por discentes da Universidade Federal do Ceará a partir de sua atuação no gerenciamento de postagens em perfil do Instagram do grupo de estudos Núcleo de Estudos em HIV/aids e Doenças Associadas, entre março e dezembro de 2020. RESULTADOS: Ao longo de dez meses foram realizadas 29 publicações, resultando em 1181 curtidas, além de vários comentários e compartilhamentos. O engajamento verificado nas postagens indica o interesse da população sobre o tema, influência positiva e exitosa dos conteúdos disseminados com a comunidade e chama atenção para o potencial de utilização dessas mídias como ferramenta de saúde. A experiência assinala possíveis impactos das mídias sociais sobre os processos de saúde e doença, alterações nas relações profissional- comunidade e no empoderamento do usuário na busca por informação. CONCLUSÃO: As mídias sociais possuem um relevante papel na disseminação de informações para prevenção de IST e podem contribuir de forma positiva para o fortalecimento das comunidades na busca de conteúdo confiável.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
V Encontro de Iniciação Acadêmica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.