AVALIAÇÃO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO REMOTO NO PROJETO PET NA GRADUAÇÃO

Autores

  • Bianca Oliveira de Farias Braz
  • Aureliana Alves de Melo
  • Flávio Mendes Alves
  • Ana Júlia de Holanda
  • Lais Paiva de Carvalho Ximenes
  • Diego Veras Wilke

Resumo

INTRODUÇÃO O curso de Medicina divide-se em 3 ciclos. No ciclo básico, estuda-se sobretudo ciências básicas, como Fisiologia, Anatomia, Embriologia, Histologia, entre outras. No ciclo clínico, há visão teórico-prática de especialidades médicas, focando em patologias, diagnóstico e tratamento. O internato enfoca aprendizado prático. Nesse contexto, o projeto PET na Graduação atua nos anos iniciais visando a integrar noções do ciclo básico com suas aplicações à prática médica. Em 2020, em meio à pandemia de SARS-Cov-2, houve adaptação ao ensino remoto. OBJETIVOS Comparar formatos de ensino remoto utilizados no PET na Graduação, em 2020, bem como verificar cumprimento do intuito de integrar o ciclo básico às ciências clínicas. METODOLOGIA Aplicou-se método “diagnóstico de rua”, um diagnóstico sobretudo visual. Mediante imagens, vídeos ou áudios com breves histórias clínicas, estimulou-se reconhecimento de patologias e explicação de achados em correlação com teoria dos módulos do ciclo básico. Neste ano, a atividade foi possível apenas nos módulos Sistema Locomotor, com videoconferência e discussão síncrona, e Sistema Nervoso, com aula assíncrona e fórum de discussão virtual. Em formulário, alunos avaliaram a atividade. RESULTADOS Houve participação de 77 a 80 alunos e 8 respostas ao formulário, 100% afirmando, em ambos os módulos, a importância da atividade para integrar a matéria com o contexto clínico. 87,5%, em Sistema Locomotor, e 100%, em Sistema Nervoso, considerou os temas abordados relevantes para a formação. Para 100% o estímulo ao raciocínio clínico, mesmo no ciclo básico foi importante. Para 87,5% o método “diagnóstico de rua” contribuiu para formação desse raciocínio. 62,5% considerou videoconferência síncrona como método mais proveitoso, e 37,5%, aula assíncrona com fórum. CONCLUSÃO Conclui-se que os objetivos da atividade foram atingidos e que o formato de ensino remoto de preferência foi videoconferência síncrona. Apoio financeiro: PET/SESu/MEC

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

Oliveira de Farias Braz, B., Alves de Melo, A., Mendes Alves, F., Júlia de Holanda, A., Paiva de Carvalho Ximenes, L., & Veras Wilke, D. (2021). AVALIAÇÃO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO REMOTO NO PROJETO PET NA GRADUAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 5(10), 4160. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64034

Edição

Seção

VII Encontro de Programas de Educação Tutorial