BIBLIOTECA VIRTUAL: O DIREITO À LITERATURA COMO FORMA DE RESISTÊNCIA E INTERCOMUNICAÇÃO ENTRE CLASSES
Abstract
A princípio, para a máxima compreensão dos objetivos deste trabalho, é preciso compreender que a epistemologia da Pedagogia tem a educação como um meio de transformação da realidade, o que envolve também pensar em quais espaços acontecem, como tornar esse aprendizado significativo e de que forma impacta aqueles que se envolvem nesse processo. Segundo Cândido (2011, p. 177), “[…] a literatura tem sido um instrumento poderoso de instrução e educação, entrando nos currículos e sendo proposta a cada um como equipamento intelectual e afetivo”. Sendo assim, diante dos vários retrocessos nas políticas educacionais e do contexto de pandemia, com o intuito inicial de democratizar a informação, surgiu a ideia de montar a Biblioteca Virtual do Programa de Educação Tutorial do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Ceará na plataforma Google Drive. Como aponta Cândido (2011), em uma sociedade justa, todos devem ter acesso a diferentes níveis de cultura. No Brasil, a literatura está se tornando uma arte cada vez mais distante das massas, a qual, através da educação, parece estar sendo direcionada apenas para um grupo, o que cria um forte sistema de privilégio de capital cultural. Sendo assim, além de construir uma Biblioteca Virtual, o presente trabalho objetiva analisar e discutir as variadas propostas de segregação de conhecimento do atual governo, tendo como eixo inicial o projeto de reforma tributária, em que eram previstos: o fim da isenção para livros e um aumento da taxação. A partir disso, pretende-se analisar sobre a importância da arte e da literatura como mediadores de práticas de ensino, pois são poderosas mobilizadoras de aprendizagens por conta de seu papel humanizador, bem como demonstrar a maneira como o mercado neoliberal contemporâneo tenta exercer influência sobre os meios em que são difundidos conhecimento e informação, o que acaba redundando em um círculo vicioso de privilégio e de desigualdade.Downloads
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Published
2021-01-01
How to Cite
Flavia Mendes Lopes, A., & Gerardo Vasconcelos, J. (2021). BIBLIOTECA VIRTUAL: O DIREITO À LITERATURA COMO FORMA DE RESISTÊNCIA E INTERCOMUNICAÇÃO ENTRE CLASSES. Encontros Universitários Da UFC, 5(10), 4165. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64039
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VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
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