POSSIBILIDADES DE ORGANIZAÇÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO REMOTO: PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NO COMBATE ÀS DESIGUALDADES

Authors

  • Vanessa Maria Ferreira Luduvino Xavier
  • Laura Melo de Oliveira
  • Lucas Luan de Brito Cordeiro
  • Thalita da Silva Vaz
  • Sérgio Renato Bezerra Filho Deyve José da Silva Vidal Luiz Sanches Neto
  • Luciana Venancio

Abstract

Frente ao contexto pandêmico do covid-19 e a necessidade de transformação dos métodos de ensino e de avaliação, surge a necessidade de que, a partir da caracterização da realidade dos/as estudantes, o papel da educação física na escola seja potencializado. Definido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (BRASIL, 1996), assim como pela Constituição Federal, como instrumento necessário para a formação integral do/a cidadão/ã. Temos como objetivo utilizar o planejamento participativo nas aulas de Educação Física escolar para desenhar caminhos e estratégias que atendam às necessidades e a subjetividade de cada estudante. Foi utilizado um questionário do Google Forms para caracterização dos sujeitos e das dificuldades encontradas em acessar/participar das aulas de Educação Física da ETI Nossa Senhora de Fátima (Fortaleza - CE), participante do Programa da Residência Pedagógica, durante o ensino remoto. Focaremos nas sugestões apresentadas pelos(as) estudantes relacionadas a essas dificuldades e traremos soluções desenhadas de acordo com as necessidades dos(as) estudantes. Dentre as dificuldades encontradas pelos estudantes encontramos: ficar sem celular por um período, familiar levar o celular utilizado para o trabalho, dificuldade ou não acesso a internet, problemas pessoais, não compreensão das aulas, dificuldade em se adaptar ao formato remoto e etc. Consideramos como possibilidades a disponibilização das aulas gravadas em alguma plataforma para visitas posteriores ou resumo em formato de Podcast sobre o que foi discutido na aula. Para aqueles que não têm acesso à internet, podemos disponibilizar materiais em diferentes formatos, como relatório escrito, mapas mentais, desenhos, diários visuais e/ou letras de músicas. Quanto aos problemas pessoais, consideramos importante maior aproximação do professor, para auxílio na resolução de problemas e na construção de um ensino que atenda e que chegue a todos/as.

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Published

2021-01-01

How to Cite

Maria Ferreira Luduvino Xavier, V., Melo de Oliveira, L., Luan de Brito Cordeiro, L., Vaz, T. da S., Renato Bezerra Filho Deyve José da Silva Vidal Luiz Sanches Neto, S., & Venancio, L. (2021). POSSIBILIDADES DE ORGANIZAÇÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO REMOTO: PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NO COMBATE ÀS DESIGUALDADES. Encontros Universitários Da UFC, 5(8), 3937. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64463

Issue

Section

XIII Encontro de Experiências Estudantis