AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Abstract
Muito se tem discutido a respeito das dificuldades apresentadas pelos alunos na aprendizagem de Matemática, o uso das tecnologias digitais no ensino pode ser uma alternativa para um contexto mais dinâmico em sala de aula. Entretanto, para que as tecnologias digitais sejam inseridas de forma proveitosa no ensino de matemática se faz necessário que os professores sejam capacitados para seu uso. O objetivo deste estudo é avaliar as tecnologias digitais no ensino de matemática. A pesquisa é de natureza qualitativa sobre a relação e aplicação destas na área da matemática. De acordo com o objetivo possui caráter descritivo e exploratório, utilizando como procedimentos técnicos uma revisão integrativa por meio de artigos indexados nas bases de dados eletrônicos Scielo, Scopus, Science Direct,, Scielo e Eric, publicados em português e inglês, de 2015 a 2019, considerando os seguintes descritores: ensino, matemática, tecnologias digitais. Para a análise foram selecionados 12 artigos a fim de reunir produções que expressassem o pensamento crítico sobre a temática a ser estudada. Os dados evidenciam que as tecnologias digitais inseridas ao ensino de matemática auxiliam os estudantes a aprender, a vivenciar experiências, a realizar atividades e a construir novos saberes. Os dados ainda revelam que esses recursos metodológicos ampliam e flexibilizam os espaços de aprendizagem, mas requerem uma formação adequada dos professores.Downloads
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Soares Neto, J., Marcelo Araújo Bezerra, A., Sena da Penha, R., Ribamar Ferreira Júnior, J., & Prata de Souza, E. (2021). AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Encontros Universitários Da UFC, 5(5), 3057. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/65884
Issue
Section
XII Encontro de Docência no Ensino Superior
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.