A COTIDIANIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: DA MATERIALIDADE VIVIDA À ESCOLHA DIÁRIA NA BUSCA DA GENERIDADE HUMANA
Abstract
A pesquisa é um recorte da tese, e tem como eixo condutor de análise a cotidianidade do trabalho do coordenador pedagógico em escolas públicas municipais de Fortaleza. Tem como objetivo refletir sobre a realidade da escola vivenciada pela coordenação, e investigar a possibilidade de suspenção das amarras do ideário neoliberal do cargo que ocupa, pela materialidade particular das decisões individuais no ambiente escolar. Para alcançar tal objetivo, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo com 2 coordenadores de cada regional desse município, perguntando sobre a dimensão ética no cotidiano da escola. Sabemos que na condição de estatutário e professor, ocupando a coordenação, este enfrenta um movimento diário de funções e de ações, influenciado pelo cargo que ocupa, chegando à negar a si mesmo e os seus colegas docentes, pela questão hierárquica e a falácia do cargo comissionado, que é imerso nas demandas desse cotidiano, no qual precisa constantemente se afirmar enquanto sujeito coordenador e os seus deveres, funções e orientações multifacetadas, que necessita seguir para permanecer no cargo. Quando consciente disso encara seu mais difícil desafio: a dureza da escolha entre o ser e o dever ser no que se refere à ética do serviço público. A pesquisa encontra-se em andamento, mas, pela fala unânime dos coordenadores, podemos parcialmente concluir que: o coordenador é uma pessoa, com posicionamentos e valores e, nesse processo de construção do “ser”, uma parte dele constitui o coordenador. No entanto, uma minoria não reflete sobre isso; embora a maioria tenha consciência dos vários papéis que ocupa na escola, que integram funções que não lhe são próprias, mas, por uma demanda diária escolar, é colocado em problemas a serem resolvidos. É nesse momento que surge a possibilidade de rompimento e superação desse estado de coisas com o fortalecimento da ética como mediação da generidade humana. Agradecemos a CAPES pelo suporte financeiro recebido naDownloads
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Published
2021-01-01
Issue
Section
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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