A TEORIA DA SEMIFORMAÇÃO EM ADORNO: TESSITURAS SOBRE A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES
Abstract
O debate sobre a vida dos homens em sociedade revela questões do contexto social como a religião, a família, a política, a educação etc. Nesses itens o agente principal é o ser humano pois é ele quem dita o formato dessas instâncias. Por isso, é necessária uma reflexão sobre como acontece a sua formação e o que pode ser feito para que ela seja direcionada para valores éticos. A aprendizagem acontece com a convivência nos diversos âmbitos do convívio social, inclusive através da utilização dos meios de comunicação, pois é possível se obter um grande número de informações por eles. Tudo isso remete a questão da formação cultural que pode contribuir para a elevação do homem ou para o seu aviltamento. Para o filósofo Theodor Adorno, a formação cultural no capitalismo transformou-se em semicultura, pois, a produção dos bens culturais em grande escala os direcionou para uma mercantilização, transformando essa produção em indústria cuja principal finalidade é o lucro. Assim, o papel de valorização da subjetividade humana antes direcionado à cultura não tem sido evidenciado. O objetivo deste trabalho é dissertar sobre a questão da semiformação disseminada pela indústria cultural, apontando a necessidade de uma educação voltada para a formação do indivíduo esclarecido e autônomo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com referencial teórico baseado em Adorno, aplicação e análise de questionários com graduandos de Pedagogia. Como resultado parcial, nota-se que a formação de professores necessita de um enfoque maior em uma prática educativa reflexiva, visando a formação do educando enquanto agente de ações éticas e humanas. Conclui-se que o pensamento de Adorno possui subsídios para o desenvolvimento de uma reflexão por parte dos futuros docentes na promoção de uma educação que revele as influências da indústria cultural, direcionando a formação para o esclarecimento, a autonomia e a emancipação. Agradecimentos a CAPES pelo suporte financeiro recebido na bolsa de Mestrado.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.