AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE HIFAS EM CEPAS DE CANDIDA ALBICANS RESISTENTES AO FLUCONAZOL UTILIZANDO FOSFATO DISSODICO DE DEXAMETASONA.
Abstract
Atualmente as infecções fúngicas superficiais e profundas têm crescido significativamente. O arsenal antifúngico encontrado no mercado para tratamento de infecções fúngicas ainda é baixo, assim acaba-se limitando o tratamento do paciente e podendo ocasionar resistência às cepas. Espécies do gênero Candida são as mais comuns em infecções fúngicas relacionada à candidíase. O redirecionamento de fármacos é atualmente utilizado, podendo diminuir significativamente o tempo, os gastos e os efeitos no desenvolvimento de novos antifúngicos. Tendo em vista as vantagens do redirecionamento de fármacos quanto à economia de tempo e dinheiro e a necessidade de buscar novos candidatos que apresentem potencial antifúngico, o presente estudo teve como finalidade avaliar a ação antifúngica do fosfato dissódico de dexametasona (glicocorticoide) frente a Candida albicans. Além disso, pesquisou-se a ação do fosfato dissódico de dexametasona em relação a inibição de produção de hifas de Candida albicans. Para isso, realizou-se os testes de sensibilidade através da técnica de microdiluição em caldo frente a 7 cepas de Candida albicans (CLSI; M27-A3) e foi feito o teste de produção de hifas com uma cepa de C. albicans. Os resultados mostraram atividade do fosfato de dexametasona frente a cepas resistentes ao fluconazol com concentração inibitória mínima (CIM) variando de 31,25 a 72,92 μg/ mL e a produção de hifas apresentou pouca inibição de produção de hifas. O Fosfato Dissódico de Dexametasona apresentou atividade antifúngica contra cepas de Candida albicans resistentes ao fluconazol e teve diminuição na produção de hifas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.