AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, EJA E PANDEMIA DE COVID-19: UM ESTUDO INICIAL SOBRE EVIDÊNCIAS DA INFLUÊNCIA DE FATORES CONTEXTUAIS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Maria Irilene Alves dos Santos
  • Ana Paula de Medeiros Ribeiro

Resumo

Atualmente, dentre os fatores relativos ao contexto que podem ter influência sobre o desempenho educacional, a pandemia de COVID-19 é fator preponderante. Por esta razão justifica-se a realização de levantamento bibliográfico caracterizado por estudo de evidências. Cabe ressaltar que uma evidência é relevante se há outros exemplos que a reafirmem, sendo estas do mesmo tipo ou diferentes. Diante disso, o intuito deste estudo é apresentar evidências da influência de fatores contextuais, como a COVID-19, no desempenho de estudantes da EJA. Este estudo é de natureza qualitativa obtido por meio de uma revisão de literatura com busca nas bases Scielo e Google Scholar. Foram utilizadas as palavras-chave Desempenho Educacional, EJA ou Educação de Jovens e Adultos, COVID-19 ou Pandemia, escolhidos os estudos publicados entre 2019-2020 (período de intensificação da pandemia no mundo). Não foram encontrados estudos na base Scielo; foram identificados onze estudos no Google Scholar, um foi excluído, devido não tratar diretamente sobre a EJA; dois estudos versam sobre as medidas de adaptação para a escolarização da EJA em meio à pandemia; um estudo sobre a relação entre pais e escola sobre a escolarização; um estudo sobre o desempenho em escolas da educação básica, mas não relaciona com a COVID-19; um discorre sobre o agravamento das disparidades educacionais, devido à pandemia, que incluem a EJA; um estudo sobre a falta de apoio nos estudos por parte da família e pouco exercício prático que prejudicam a aprendizagem na EJA; um versa sobre o investimento em educação, incluindo a EJA, sobre os desempenho educacional e seus fatores de influência, como a infraestrutura escolar; três estudos caracterizam a EJA quanto aos parâmetros legais, sendo que destes, um apresenta os avanços no acesso à escolarização. Conclui-se que são necessárias mais pesquisas sobre essa temática quanto à influência de fatores de contexto e quanto à COVID-19 na EJA. Agradeço à CAPES pelo apoio financeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação