CONTROLE DA TUBERCULOSE NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA

Authors

  • Ingrid da Silva MendonÇa
  • Marília Lopes Pernambuco
  • Felipe Batista da Silva
  • Monica Cardoso Facanha

Abstract

Introdução: A Atenção Básica tem importante papel no controle dos casos de Tuberculose (TB). Assim, estudantes e profissionais necessitam estar capacitados para desenvolver estratégias de controle com alinhamento entre teoria e prática nos serviços de saúde. Objetivo: Relatar intervenção educativa que visou capacitar acadêmicos para o controle da TB na AB. Metodologia: Trata-se de um relato experiência sobre intervenção educativa realizada em ambiente virtual da Plataforma Google Meet, no mês de dezembro de 2020, para 20 internos de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) que estão em estágio curricular obrigatório na Atenção Básica. A atividade foi executada por membros do projeto “Operacionalização do controle da TB na Unidade Básica de Saúde” da UFC. Resultados: Foram apresentadas e discutidas a Estratégia Mundial pelo Fim da TB, o Plano Nacional pelo Fim da TB, os desafios e ações para intensificação da detecção de casos, a fim de sensibilizar os acadêmicos de que é possível alcançar resultados significativos no controle da doença e alinhar processos da assistência à pessoa com TB. Conclusão: Obteve-se êxito na experiência proposta, visto que permitiu uma aproximação suficiente dos internos com o tema para a realização de atividades de controle de TB, como a participação na busca ativa de sintomáticos respiratórios e de contatos de TB. Práticas de ensino como esta podem ser um diferencial na formação prática de futuros profissionais da saúde, sendo necessário o engajamento dos internos nas atividades e nos fluxos da assistência da unidade básica para que sejam alcançadas as metas de eliminação da TB como problema de saúde pública. Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES).

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2021-01-01

Issue

Section

XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação