EDUCAÇÃO MUSICAL, CRIATIVIDADE E AUTONOMIA DO SUJEITO: UM ESTUDO DE CASO

Authors

  • Leandro de Abreu Andrade
  • Elvis de Azevedo Matos

Abstract

Considerando que a música é uma forma de expressão humana e construção social cujo valor estético é inerente ao ser humano, sendo este responsável pela construção da identidade do ser social, esta pesquisa teve por objetivo investigar como o ensino de música pode auxiliar o estudante de música na construção da sua identidade social, no seu conhecimento de si e no reconhecimento do outro, através das experiências educativo-musicais e, ainda, de que maneira a educação musical pode contribuir para a formação humana do indivíduo, de modo a estimulá-lo a ter uma postura autônoma e um pensamento livre e criativo. Os procedimentos metodológicos são de natureza qualitativa e utilizaram o método de estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários e entrevistas, seguidos da utilização das técnicas de análise de conteúdo propostas por Bardin (1979). São utilizados como referenciais teóricos os pensamentos e conceitos relacionados à formação humana propostos por Freire (1996; 1987) e pelo educador musical Hans-Joachim Koellreutter, citado por Brito (2011) e por Kater (2001). Os resultados apontam que os estudantes pesquisados reconhecem a importância da experiência educativo-musical na formação da sua identidade humana e social, destacando a relevância do ensino coletivo na criação de uma cultura musical com maior potencialidade de desenvolvimento humano, social, crítico e reflexivo. Conclui-se, portanto, que a educação musical possibilita o despertar da consciência à medida que integra saberes, a partir das experiências educativo-musicais coletivas que reconhecem e valorizam os diferentes conhecimentos presentes em cada sujeito. Desta forma, a educação musical se coloca como instrumento de estímulo à uma postura autônoma, crítica e reflexiva do sujeito e à formação de um pensamento livre e criativo.

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Published

2021-01-01

Issue

Section

XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação