IMPACTO DA ENZIMA DNASE I EM BIOFILME DUOESPÉCIE: ESTUDO IN VITRO
Resumo
Biofilme é um conjunto de microrganismos envolvido por uma matriz extracelular, que produzem glucosiltranferases, que por sua vez sintetizam substâncias poliméricas extracelulares (EPS). O EPS é formado de exopolissacarídeos, ácidos nucleicos (eDNA e eRNA), proteínas e lipídeos, e promove adesão microbiana em superfícies bióticas e abióticas. O DNA extracelular (eDNA) tem um papel importante na formação e manutenção do EPS. Abordagens terapêuticas na adesão dentária pelo biofilme pode ser uma alternativa interessante no tratamento odontológico, como a utilização da enzima DNAse I, que possui como alvo o DNA extracelular. Este estudo foi realizado in vitro, com o objetivo de investigar a ação da DNase I na formação do biofilme de 48 horas, duoespécie de Streptococcus mutans e Candida albicans. Foram utilizadas cepas de coleção e cepas selvagens, associando os dois microrganismos, formando um total de cinco grupos, mais o grupo controle. A avaliação da sobrevivência e integridade celular e da quantidade de biomassa, foi realizada por ensaio de MTT (brometo de 3-4,5-dimetil-tiazol-2-il-2,5-difeniltetrazólio) e pelo teste de exclusão de cristal violeta. Os resultados demonstraram uma diminuição da viabilidade celular e da biomassa do biofilme de S. mutans e C. albicans, proporcionalmente com o aumento do valor da concentração da droga. Portanto, este tratamento deve ser considerado em associação com terapias antimicrobianas e na remoção de biofilme.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.