INTERSECÇÕES ENTRE POBREZA E RAÇA: UM ESTUDO EM UM TERREIRO DE UMBANDA EM ACARAPE- CE
Abstract
Neste escrito pontua-se a importância de compreender os engendramentos históricos e conceituais das categorias de pobreza e raça, assim, entendendo suas relações e as implicações que resultam entre o cruzamento das duas categorias. Partindo do pressuposto que tanto socialmente, quanto no âmbito acadêmico ambas as categorias são entendidas de formas independentes, ou seja, uma sendo sub-representação da outra, a entendemos como relacionadas. É a partir de uma perspectiva decolonial e interseccional, que busca-se subsídios para estabelecer a relação aqui apontada em contextos de terreiro de umbanda. Com isso, apresenta-se como objetivo geral, analisar as intersecções existentes entre os marcadores de pobreza, raça e religião como estratégias de resistência vivenciadas por praticantes da umbanda em Acarape- CE. Desse modo, a problemática se concebe em torno dos processos psicossociais de pobreza e raça atravessados pelo marcador de religião. A proposta metodológica se baseia numa abordagem qualitativa com viés compreensivo, se concretizando através de visitas de campo (observação participante) e entrevistas semi estruturadas. Assim, partindo de uma Análise Crítica do Discurso em que usa-se como ferramenta os diários de campo e as entrevistas realizadas. Espera-se como resultados entender a relação do marcador de raça a prática religiosa, investigar as trajetórias de vida alinhadas ao marcador de pobreza, compreender as estratégias de resistência frente às opressões, bem como, contribuir na produção de conhecimento rompendo com estigmas e preconceitos, como também, contribuir na visualização de grupos minoritários em situações de opressão na tentativa de apreender vivências em terreiros de umbanda de acordo com os marcadores de seus fiéis, havendo um compromisso ético político possibilitando que os excluídos e invisibilizados possam ocupar seus espaços.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.