MULHERES TRANS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA: INSERÇÃO COMO IDENTIDADE DE RESISTÊNCIA
Abstract
Mulheres Trans, que outrora foram vistas como indivíduos cujo lugar na sociedade é nas margens, reconfiguram a cena normativa a partir do movimento emancipatório de resistência pela Educação. Este projeto tem como objetivo geral compreender as vicissitudes das narrativas de histórias de vida, de mulheres trans, como potencial de resistência à cishetronormatividade, para além, do lugar de marginalização social que esta impõe, a partir de suas inserções no Ensino Superior Público em Fortaleza/Ce. No intuito de alcançar o objetivo desta pesquisa, utilizou-se os referenciais teórico metodológicos dos estudos de Identidade sob a perspectiva da Psicologia Social Crítica e estudos feministas interseccionais, que compõem-se de uma gama complexa de marcadores sociais associados às mulheres trans. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, em que o método de coleta utiliza as narrativas de história de vida como materialidade da identidade, no que concerne ao objeto analítico para os estudos pretendidos. As participantes da pesquisa serão convidadas a partir do contato que se tem com uma rede de pessoas trans nas Universidades Públicas. Percebe-se, parcialmente, em algumas narrativas das mulheres trans, uma resistência de ordem psicossocial, quase que subumana, diante das violências institucionais na sua vida escolar inter-relacionadas à classe, raça e identidade de gênero, o que dificultam a elas permanecerem na escola. Resultando, assim, em um número ainda incipiente delas na educação superior. Conclui-se que políticas públicas como cotas específicas, são necessárias em virtude das intersecções de opressões observadas no que tange a árdua trajetória, das pessoas trans, na sua vida estudantil. Agradecemos à FUNCAP (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico), por colaborar com o desenvolvimento dessa pesquisa através do seu financiamento e torná-la possível.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.