PRECONCEITOS E ESTIGMAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Authors

  • Maria Aparecida Alves Sobreira Carvalho
  • Veronica Morais Ximenes

Abstract

A Educação Superior brasileira vem se modificando a partir das políticas de democratização, realidade não foi acompanhada por mudanças na formação docente, favorecendo a construção de crenças sobre as diferenças que fundamentam relações de desigualdade. Ao refletir como se insere a perspectiva dos Direitos Humanos na formação e desenvolvimento dos saberes docentes para uma sala de aula complexa, considerando a entrada de grupos historicamente vulneráveis, alvos de preconceitos e estigmas, o objetivo dessa pesquisa é definido: compreender o impacto dos preconceitos e estigmas nos saberes docentes da Educação Superior. Metodologicamente será uma pesquisa de natureza mista, integrando método quantitativo e qualitativo com docentes, estudantes da Educação Superior e a gestão pedagógica do Instituto Federal da Paraíba- Campus Sousa, único Campi do estado da Paraíba que tem origem na Escola Agrotécnica, mantendo a estrutura de escola-fazenda, passando a oferecer cursos de ensino superior após o processo de expansão da rede de educação profissional, quando historicamente se limitava aos cursos técnicos de nível médio. Será utilizado um questionário contendo a Escala de Discriminação Cotidiana e a Escala de Dominância Social com 76 docentes e 185 estudantes de 5 cursos superiores. Em seguida serão realizados grupos focais com a gestão pedagógica, os estudantes e docentes. Os dados quantitativos serão analisados com estatísticas descritivas, análises de variância e modelos de regressão com o auxílio do software SPSS. Os dados qualitativos serão analisados por meio do software de análise qualitativa Atlas ti 5.2 (Qualitative Research and Solutions). A interpretação será baseada na perspectiva crítica da hermenêutica. O resultado parcial indica a qualificação de uma formação docente mais crítica, pautada na perspectiva dos Direitos Humanos, ancorada na realidade do Campus e necessidade dos sujeitos.

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Published

2021-01-01

Issue

Section

XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação