PROCESSO DE ENVELHECIMENTO DE MULHERES A PARTIR DE UMA ANÁLISE INTERSECCIONAL
Abstract
A velhice está envolvida em agenciamentos discursivos, nos quais apontam que a idade que temos está “socialmente regulada por engajamentos políticos institucionais e arranjos culturais” que mantem uma inteligibilidade do que é considerado possível ou não viver, situando cada sujeito como deve ser reconhecido e/ou citado. Esta pesquisa pretende abordar o processo de envelhecimento de mulheres a partir de uma análise interseccional, resistindo a essencialização das categorias identitárias. Objetiva-se discutir como idosas lésbicas, bissexuais, transexuais e heterossexuais vivem as suas sexualidades e negociam seus reconhecimentos identitários considerando os novos modos de visibilidade em torno do envelhecimento e das sexualidades não normativas. Discutir sobre as identidades que subvertem a imagem normativa do que é ser velho é fazer jus a importância de um olhar interseccional para trazer à tona a crítica dos privilégios, opressões e multiplicidades que envolvem configurações identitárias (NOGUEIRA, 2017). Coloca-se em questão até que ponto estamos nos propondo discutir ou promovendo a discussão crítica de subversões identitárias na velhice? A tríade gênero, sexualidade e velhice parece tensionar estruturas normativas que prescrevem significados ao envelhecimento e dialogam a partir de “uma espécie de panorama heteronormativo sobre o envelhecimento e a velhice” (HENNING, 2017), repercutindo diretamente na produção de políticas públicas para idosos. A partir dos objetivos aos quais se propõe está pesquisa, que nos convoca para uma análise empírica daquilo que estuda-se no campo teórico, traz-se a importância do uso de narrativas de histórias de vida como “ferramenta” metodológica na pesquisa interseccional. Pretende-se dar continuidade à pesquisa anteriormente realizada com mulheres idosas lésbicas, voltando-se aos tensionamentos que envolvem aspectos relativos aos laços sociais, à dominação cultural, ao sofrimento psíquico, estratégias de resistência(s) e subversão.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.