PROSPECÇÃO DE MOLÉCULAS INIBIDORAS DA PROTEASE PRINCIPAL DO SARS-COV-2 ATRAVÉS DE TRIAGEM VIRTUAL COM CONJUNTO CONFORMACIONAL
Abstract
Em 2019, na cidade de Wuhan na China, foi identificado o novo coronavírus em que os pacientes infectados apresentavam sintomas que eram relacionados à pneumonia como: febre, tosse seca e dispnéia progressiva. Devido à alta taxa de letalidade dessa síndrome a procura por um fármaco ou uma vacina para combate-lá é de suma importância. Dentre os alvos terapêuticos está a protease principal do SARS-Cov-2 (Mpro), a qual é a principal protease ligada à replicação viral. A Mpro possui um resíduo de cisteína que é essencial para a atividade catalítica, e o SARS-CoV-2 Mpro como já relatado na literatura possui inibidores com centro eletrofílico (como um aldeído ou uma α-cetoamida) que captura o tiol da cisteína. Neste trabalho foi utilizada a ferramenta computacionais de ancoramento molecular com conjunto conformacional (ensemble docking) (dinc-covid.kavraklab.org) para triar compostos de origem vegetal com potencial de inibição da Mpro. Até o momento, foram analisadas a interação de 106 moléculas nutracêuticas com distintas conformaçõs do sítio catalítico da Mpro, identificadas através de dados experimentais e dinâmica molecular com campos de força GROMOS53a6 e CHARMM36. Em seguida serão realizadas simulações para avaliar a estabilidade dos compostos identificados, bem como, cálculos de energia livre de interação. Os resultados encontrados serão utilizados em estudos futuros para guiar o desenho racional de novos agentes terapêuticos. Agradecimentos ao grupo de pesquisa, a Universidade Federal do Ceará e a instituição de fomento CAPES.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.