REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE 2015 -2021
Abstract
Na política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, apresentada pelo MEC em 2008, definiu-se que o público alvo, constitui-se de sujeitos com deficiências,alunos surdos estão incluídos na população atendida por essa modalidade transversal da educação, porém enfrentam muitos entraves para participarem efetivamente da escola. A disciplina de matemática traz algumas peculiaridades e de acordo com a literatura por vezes se torna excludente. Diante disso, analisaremos as contribuições dos trabalhos produzidos no intervalo de 2015 a 2020 averiguando as ações proposta no ensino de matemática a alunos surdos, viabilizando o aprendizado, desse público. O referencial teórico será composto por obras de teóricos que tratam do assunto como Quadros(1997), Skliar(2013) e Ubiratan D’Ambrósio(2005, 2016). Ao utilizar o método de pesquisa qualitativo com a Análise de conteúdo, traremos Bardin (2011) e Franco(2003). Para a organização do trabalho, as etapas propostas são: organização de uma análise, a pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Inicialmente com levantamento bibliográfico das revistas de educação especial, que possuem uma boa avaliação sobre o tema, utilizando critérios de exclusão e inclusão; A conclusão se dará ao averiguar a produção científica sobre o tema exposto, clarificando propostas de ensino de matemática para surdos, categorizando que etapas de ensino, quais conteúdos e as estratégias didáticas estão sendo utilizadas e pesquisadas para aprendizagem desse público.Identificaremos algumas descobertas, sobre as estratégias pedagógicas para pessoas surdas e suas peculiaridades na aprendizagem, afim de responder ao questionamento central desta pesquisa. Finalmente, as evidencias encontradas poderão contribuir para a construção de novos rumos, comunicando o que tem sido pensado para melhorar a aprendizagem de alunos surdos.Downloads
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Published
2021-01-01
Issue
Section
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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