SISTEMA DE MONITORAMENTO E GERENCIAMENTO DE ENERGIA BASEADO NO PROTOCOLO MQTT PARA UNIDADES COM GERAÇÃO DISTRIBUÍDA
Abstract
Cerca de 80% da geração distribuída instalada no Brasil é composta de pequenas usinas de até 75 kWp. O medidor bidirecional ao qual essas unidades são conectadas contabiliza apenas a diferença instantânea entre a energia gerada e consumida, deixando o consumidor impossibilitado de acompanhar o consumo real da sua unidade. Além disso, como o faturamento ainda é realizada de forma manual, não são raros erros de leitura. Vendo essa problemática, este trabalho apresenta um sistema de monitoramento capaz de apresentar dados como consumo, geração do sistema, demanda por posto tarifário e outros dados pertinentes para um bom gerenciamento energético. O sistema proposto atua ainda no acionamento de cargas, proporcionando ao usuário controle sobre seu consumo e demanda. O sistema é baseado no microcontrolador ESP32, que envia os dados via WiFi com o protocolo Message Queuing Telemetry Transport (MQTT). O uso do protocolo MQTT é fundamental por proporcionar uma maior confiabilidade e eficiência em redes com conexão fraca, menor consumo de energia do hardware de medição e desacoplamento entre as partes que enviam e/ou recebem informação. Os dados coletados são exibidos ao usuário através de uma aplicação web, desenvolvida usando o framework Ruby on Rails, e salvos em um banco de dados PostgreSQL. Resultados experimentais são apresentados afim de avaliar o sistema de monitoramento proposto e a capacidade do acionamento de cargas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.