IDENTIFICANDO FAKE NEWS NO ENSINO DE BIOLOGIA
Abstract
As notícias falsas ou, como popularmente ficaram conhecidas - "fake news", são cada dia mais frequentes na realidade das pessoas, tendo em vista a popularização de equipamentos com acesso à internet, por meio de aplicativos como whatsapp e instagram, que são redes sociais capazes de disseminar informações em tempo recorde. É através dessas redes que, muitas vezes, recebemos notícias boas e ruins, verdadeiras ou falsas. Mas como identificar se uma notícia é verdadeira ou falsa? Esse foi o tema escolhido para a roda de conversa na EEEP Presidente Roosevelt. Assim, o objetivo do presente trabalho é relatar as atividades vicenciadas sobre o tema durantes as atividades da Residência Pedagógica, subprojeto Biologia. Durante a conversa, foram levantados alguns pontos, por exemplo, a fonte (de onde veio aquela informação? A fonte é confiável?) e o sensacionalismo (as fake News geralmente são notícias muito sensacionais, como a cura da Covid, ou se você tomar determinado medicamento ou ainda se consumir determinado alimento não vai pegar o Vírus da Covid). Então, identificando esses dois pontos, a fonte e o sensacionalismo, foram apresentados muitos exemplos de fake news durante a conversa, através de uma plataforma online chamada Kahoot, que funciona como um jogo, e os alunos foram convidados a avaliarem as notícias e informarem se elas eram verdadeiras ou falsas. A roda de conversa foi muito proveitosa os alunos demonstraram bastante intereasse, participando ativamente da roda e todas as notícias falsas foram identificadas corretamente por eles.Downloads
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Helia Sousa Benicio, A., Erika Fernandes, A., Assunção, J., & Alves Feitosa, R. (2021). IDENTIFICANDO FAKE NEWS NO ENSINO DE BIOLOGIA. Encontros Universitários Da UFC, 6(18), 687. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/72938
Conference Proceedings Volume
Section
I Seminário Institucional de Residência Pedagógica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.