O USO DE ESTRATÉGIAS INTERATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Resumen
As estratégias interativas constituem recurso didático rico e valioso para o processo de ensino-aprendizagem de segunda língua, especialmente, por contribuírem para a criação de um ambiente descontraído, no qual professor e alunos interagem com maior espontaneidade, reduzindo bloqueios emocionais e acentuando as trocas verbais. Dessa forma, propicia-se aos alunos um contato com a língua meta em seus aspectos linguístico, sintático, semântico e fonético, facilitando a colaboração entre os pares e oportunizando a aprendizagem da expressão oral. Este trabalho tem por objetivo geral propor uma reflexão sobre o papel das estratégias de interação no processo de ensino-aprendizagem da expressão oral em Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), bem como, analisar as estratégias mais recorrentes em sala de aula para o ensino dessa habilidade. No tocante aos objetivos específicos, espera-se: 1) identificar quais são as estratégias interativas geralmente utilizadas na sala de aula de Espanhol como Língua Estrangeira; 2) refletir sobre a importância das estratégias de interação para a aprendizagem da expressão oral e 3) examinar a ação pedagógica do professor de ELE na utilização dessas estratégias interativas. No que concerne ao aspecto metodológico, a pesquisa em pauta é de natureza qualitativa, é exploratória e descritiva com vista aos objetivos e é bibliográfica no que diz respeito à coleta de dados. Quanto aos fundamentos teóricos, apoia-se nos referenciais de Krashen (2009) e Vygotsky (2010). Os resultados apontaram que o papel das estratégias de interação no ensino da Língua Espanhola é o de ferramenta, instrumento, técnica ou meio facilitador da aplicação didático-metodológica do plano de ensino. As estratégias socioafetivas foram indicadas pela literatura como as mais recorrentes na sala de aula.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Baima Taleires de Vasconcelos, M., Valdênia Falcão do Nascimento, M., & Valdenia Falcao do Nascimento, M. (2021). O USO DE ESTRATÉGIAS INTERATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. Encontros Universitários Da UFC, 6(16), 5449. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73063
Número
Sección
III Encontro de Produção de Pesquisa Científica de Servidores Docentes e Técnicos-Administrativos da UFC
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.