A CONSTITUIÇÃO DO ESTADO NA PERSPECTIVA WEILIANA
Abstract
Para que possamos pensar o Estado na perspectiva weiliana, passaremos primeiro pela constituição do Estado moderno, caracterizando o modo de organização do Estado e suas formas de agir no organismo que movimenta a sociedade, mostrando que o mecanismo predominante é a luta contra a natureza exterior, efetivada pelo trabalho, que muitas vezes possibilita um objetivo desrazoável, ocasionando o tédio no indivíduo que compõe, fundamenta e constitui esta comunidade particular. Neste processo de coisificação do ser humano, trataremos da importância do filósofo e do modelo de educação proposto por ele, no qual, em um primeiro momento, se dará as bases para entender o mundo e suas necessidades práticas e, em um segundo, um processo crítico, no qual ele mesmo se torna um educador, tornando-se assim capaz de educar e de se educar constantemente, deixando de ser um indivíduo desrazoável e passando a ser um indivíduo capaz de tomar as decisões razoáveis na sociedade. Logo após, entenderemos que a sociedade possui um sagrado que a movimenta, que é caracterizado pelo trabalho perpassado pela eficácia, concretizada através do cálculo e da busca incessante pelo aprimoramento das técnicas utilizadas. Por ser essencial para o desenvolvimento da comunidade, efetivando seu progresso, a eficácia entra em um grau de importância tal que não é mais possível pensar o progresso da sociedade sem ela. É essa lei que rege a sociedade atual e o Estado moderno.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Pereira Cruz, R., & Costeski, E. (2021). A CONSTITUIÇÃO DO ESTADO NA PERSPECTIVA WEILIANA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 666. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73789
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.