A FORMAÇÃO CONTINUADA E EM SERVIÇO PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM FORTALEZA: UM ESTUDO DE NARRATIVAS DOCENTES
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo analisar a formação continuada e em serviço dos professores do ensino fundamental no município de Fortaleza. Durante leituras do Projeto de Pesquisa “Aspectos históricos e atuais sobre as políticas públicas de formação docente no Brasil”, tornou-se evidente a necessidade de se pesquisar sobre a formação continuada em Fortaleza: como ocorre, o que dizem as leis e, sobretudo, o que pensam os professores no que se refere ao assunto. Para a concretização da pesquisa, foi realizado um estudo documental, partindo da análise dos principais documentos que norteiam as políticas educacionais municipais. Foi desenvolvida, também, uma pesquisa bibliográfica, com a finalidade de investigar as concepções teóricas que concernem a formação de professores. Para isso, o estudo fundamentou-se nas obras de Nóvoa (1992), Imbernón (2010), Freitas (2016), entre outros autores. Com o intuito de oportunizar relatos de professores, foram realizados questionários com dez docentes da rede pública de Fortaleza. Os docentes apontaram suas percepções acerca da temática da formação continuada, das condições de trabalho e sobre a legislação do município. Estas contribuições foram cruciais para a compreensão da realidade das escolas, e corroboram para a relevância desta pesquisa. É perceptível que, por vezes, a formação continuada ainda é interpretada apenas como cursos de aprimoramento de saberes. Todavia, constata-se que o processo de formação permanente do professor vai além. É, na verdade, um movimento de formação humana, de constante reflexão sobre a ação pedagógica e desenvolvimento profissional. Apesar das observações, conclui-se que a Secretaria de Educação se encaminha, gradativamente, para novos diálogos sobre a formação de professores. Por fim, concedo meus agradecimentos à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) pela concessão de Bolsa de Iniciação Científica, que oportunizou a realização dessa pesquisa.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Eduarda Rosa da Silva, M., Oliveira da Silva, M. do S., & Tavora Furtado Ribeiro, L. (2021). A FORMAÇÃO CONTINUADA E EM SERVIÇO PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM FORTALEZA: UM ESTUDO DE NARRATIVAS DOCENTES. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 690. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73813
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.