A PESCA ARTESANAL NOS ESPAÇOS COSTEIROS DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA (RMF)
Abstract
A zona costeira é um ambiente marcado por diversas interações e pressões exercidas sobre o meio, visto que recebe influência do oceano e do continente. Nesse sentido, é necessário estudar a ecologia desse ecossistema e as diversas intervenções antrópicas que o impactam de forma negativa, bem como é preciso investigar o papel das instituições, órgãos e gestores ambientais na preservação da zona costeira. O trabalho visa estudar aspectos da vulnerabilidade, gestão, uso e ocupação, conflitos e a interação socioambiental percebidos pelos pescadores artesanais marinhos nos municípios costeiros da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Nesse sentido, as colônias de pesca que se encontram na área de estudo, são os espaços selecionados para a coleta de dados no desenvolvimento do trabalho. São oito municípios litorâneos localizados na RMF e cada um deles possui uma colônia de pesca atribuída, como a Z-04 do Trairi, Z-25 de Paraipaba, Z-05 de Paracuru, Z-06 de São Gonçalo do Amarante, Z-07 de Caucaia, Z-08 de Fortaleza, Z-09 do Aquiraz e Z-10 de Cascavel. Fruto do estágio inicial da pesquisa, a metodologia adotada consistiu em revisão bibliográfica dos estudos envolvendo a temática da gestão costeira, além da identificação dos pontos de erosão da RMF, início da coleta dos dados socioambientais das colônias de pesca da RMF, através de visita a Federação de Pescadores do Ceará (FEPECE) e visita a Colônia de Pescadores de Fortaleza Z-08, bem como a elaboração do mapa de localização dos municípios litorâneos que compõem a área de estudo. Como conclusões preliminares, nota-se que as atividades antrópicas desenvolvidas nesse meio movimentam de modo significativo a economia do mar e geram impactos negativos, como os conflitos por terra devido à especulação imobiliária, pressões do turismo e a pesca industrial, sendo o papel da presente pesquisa dar continuidade aos estudos dos atores que compõem os conflitos territoriais na zona costeira da RMF e as consequências dessa interação.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Filgueiras Carvalho de Freitas, G., Barros, L. de M., Ricardo Ferreira Nobre, L., & Matos, F. de O. (2021). A PESCA ARTESANAL NOS ESPAÇOS COSTEIROS DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA (RMF). Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 718. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73841
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.