A TRANSFORMAÇÃO DAS CIDADES CONTEMPORÂNEAS VISTA PELO OLHAR DA FOTOGRAFIA
Resumo
As cidades contemporâneas estão em constante mudança, todos os dias são erguidas novas construções e demolidas as antigas. Um ideal de modernização e de renovação guia uma parte das grandes cidades brasileiras em busca de que elas se tornem globalizadas, mesmo que isso custe a destruição de espaços antigos que carregam consigo uma história e uma forma de enxergar a vida urbana. Nesse novo modelo de cidade, a busca pelo “progresso” vale mais do que a memória do que existe hoje, a cidade do amanhã vale mais do que a que se tem agora. Essa vida moderna e globalizada apaga aos poucos as várias formas de ver e viver os espaços urbanos que existiram e ainda resistem. Essa transformação é tão vagarosa, tão gradual e constante que, focados em suas rotinas, a população às vezes não percebe que a paisagem urbana está mudando. Mais um antigo bloco de casas é destruído para que em seu lugar surja outro prédio de 30 andares. Mais uma ocupação em um prédio abandonado é expulsa para que o espaço fique 5 anos sem que se construa nada nele. Outra praça é destruída para que se construa um viaduto. Aos poucos, mas constantemente, uma forma de cidade se perde em meio à esta busca pelo “progresso”, um imaginário do espaço urbano e da forma que o habitamos. A fotografia é capaz de mostrar essa transformação das paisagens que está ocorrendo hoje nas cidades brasileiras, registrar essa forma de cidade existente hoje, mas que ainda pode vir a ser engolida por este progresso desenfreado e destrutivo. Ao congelar no tempo uma paisagem urbana, mesmo que ela venha a ser destruída no dia seguinte, também está a preservar esta mesma paisagem, guardar a memória que ela carrega e os efeitos no imaginário que podem surgem disto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Emiliano Aires Barreira Leite, J., & Goncalves dos Reis Filho, O. (2021). A TRANSFORMAÇÃO DAS CIDADES CONTEMPORÂNEAS VISTA PELO OLHAR DA FOTOGRAFIA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 735. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73858
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.