AS CONCEPÇÕES DE ESTADO E A CONSTRUÇÃO DOS PARADIGMAS AVALIATIVOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS
Abstract
A avaliação de políticas públicas enquanto um dinâmico e heterogêneo campo de produção de conhecimento, se materializa através de variadas perspectivas teóricas, epistemológicas e conceituais, num campo de disputas entre diferentes paradigmas que traduzem a dinâmica social, cultural, econômica e política nas quais estão inseridas. Por essa razão, a conceituação de política pública e seus modelos avaliativos, estão submetidos às diferentes concepções de Estado e suas funções (SEIBEL; GELINSKI, 2012), e ainda, aos diversos condicionantes ideológicos que os circundam, não havendo materialização senão a partir de um contexto sociocultural, econômico e histórico que a fundamente. Não por acaso, a conceituação de políticas públicas e da avaliação destas não encontram sentido senão através das teorias das concepções de Estado e de suas funções, pois a partir delas, há valoração dos valores públicos, orientando, por conseguinte, as escolhas do que será avaliado, como será avaliado e de que forma serão interpretados seus resultados. Com isso, o presente estudo se utiliza de revisão bibliográfica de obras e artigos que abordam distintos paradigmas e abordagens avaliativas no campo de políticas públicas, a fim de explorar o modo pelo qual as políticas públicas se fortalecem no Estado brasileiro através de um paradigma marcadamente positivista, para então, demonstrar a disputa entre paradigmas e sua ligação com as diferentes concepções de Estado a que estão submetidos. Com isso, conclui-se que, diferentes categorias avaliativas, embora, muitas vezes, presentes nas mais variadas perspectivas, tais como eficiência, eficácia e efetividade, podem ter significados e valores completamente diferentes a depender das concepções de Estado e suas funções adotadas, além do contexto sociopolítico e econômico nos quais estão inseridos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Lopes de Freitas, N., Antão de Alencar Ribeiro Souza, L., & Veras Sales, C. de M. (2021). AS CONCEPÇÕES DE ESTADO E A CONSTRUÇÃO DOS PARADIGMAS AVALIATIVOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 847. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73970
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.