ATIVIDADES VIRTUAIS NA ALFABETIZAÇÃO: PRÁTICAS DE LEITURA EM UMA TURMA DO 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
Abstract
As práticas de leitura voltadas para o aprendizado do sistema de escrita alfabético e o contato com materiais escritos presentes na sociedade, onde o professor apresenta a finalidade e a estrutura dos gêneros textuais, propõem uma aprendizagem na perspectiva do letramento. Considerando a importância desses processos distintos e inseparáveis, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar quais as práticas de leitura desenvolvidas em uma turma do ciclo de alfabetização de uma escola pública no município de Fortaleza - CE durante a pandemia da Covid-19. As ideias de Soares (2017), Pimenta (1996), dentre outros, contribuem nos conceitos de alfabetização e letramento, da leitura como prática interativa e da formação docente. A metodologia possui abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, com pesquisa documental por meio do blog da escola e de vídeos disponibilizados, e uma entrevista semiestruturada com uma professora do ciclo de alfabetização. Quanto aos resultados, a docente conceitua a leitura como prática interativa com objetivo de compreensão da mensagem. Ressaltou a importância do trabalho com gêneros textuais e na apresentação de textos reais para as crianças, porém houve uma limitação em relação ao contato com diversos materiais escritos por motivo de acesso à internet pelas famílias. Com aulas remotas devido à pandemia da Covid-19, o livro didático foi o recurso utilizado nas aulas de português. As atividades eram explicadas no blog da escola e no WhatsApp através de vídeo e/ou áudio, a mediação feita pela família e a professora realizava o acompanhamento após a devolutiva da atividade. Tal realidade impõe à criança um certo artificialismo nas práticas de leitura dos gêneros textuais vivenciados e, assim, pode não garantir a familiaridade e os usos sociais adequados.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Brigida Pinto de Mesquita Da Silva, P., & Maria Nogueira de Melo, C. (2021). ATIVIDADES VIRTUAIS NA ALFABETIZAÇÃO: PRÁTICAS DE LEITURA EM UMA TURMA DO 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 861. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73984
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.