ATUALIZAÇÃO DAS ANÁLISES DE INCERTEZAS EM UM RESERVATÓRIO OFFSHORE SOB INJEÇÃO DE ÁGUA COM USO DE ACOPLAMENTO NUMÉRICO ENTRE FLUXO DE FLUIDOS E GEOMECÂNICA
Abstract
A exploração de reservatórios offshore em águas profundas é um desafio para as empresas de petróleo devido aos altos custos diretos de desenvolvimento. Os custos do projeto podem aumentar tremendamente se os poços precisarem ser fechados ou abandonados. Um cenário em que essa possibilidade existe ocorre em um reservatório com uma falha que conecta o campo de petróleo ao fundo do mar. Durante as operações de injeção de água, a pressão do fluido na falha pode aumentar para um valor que leva ao escorregamento da falha e ao fluxo de hidrocarbonetos através do fundo do mar. O vazamento de hidrocarboneto pode resultar em graves danos ambientais e deve ser evitado. É necessário um modelo de simulação adequado que permita avaliar a pressão máxima de injeção permitida para impedir vazamentos de óleo durante projetos de injeção de água. O objetivo primordial desta pesquisa é examinar as incertezas do fluxo através de uma falha no reservatório de petróleo offshore sob injeção de água, através do desenvolvimento de um programa computacional iterativo aplicado à geometria geológica complexa. Como objetivos específicos tem-se a construção do acoplamento fluxo-tensão, o estudo do papel da geomecânica na reativação de falhas, e uma estimativa da pressão operacional máxima de injeção de água no campo objeto de estudo, dito A, para evitar vazamentos no fundo do mar. Para isso, foi desenvolvida uma metodologia que permita a incorporação de mecanismos-chave (por exemplo, lei de tensão efetiva) e parâmetros (por exemplo, deformação volumétrica) para resolver um problema complexo de simulação numérica de reservatório que inclui processo geomecânico.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Maciel Teixeira, L., Maciel Teixeira, L., & Glauber Rodrigues, L. (2021). ATUALIZAÇÃO DAS ANÁLISES DE INCERTEZAS EM UM RESERVATÓRIO OFFSHORE SOB INJEÇÃO DE ÁGUA COM USO DE ACOPLAMENTO NUMÉRICO ENTRE FLUXO DE FLUIDOS E GEOMECÂNICA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 862. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73985
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.