AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE A ADIÇÃO DE HORTALIÇA NÃO CONVENCIONAL AO SORVETE
Abstract
A percepção dos consumidores sobre sorvete apresentou alteração nos últimos anos, passando de sobremesa a um alimento com benefícios à saúde. Nesse contexto, esta pesquisa objetivou desenvolver e avaliar através de métodos qualitativos e quantitativos um sorvete adicionado de folhas de hortaliça não convencional com apelo saudável. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica baseada em trabalhos científicos voltados a gelado comestível à base de hidrocoloide e hortaliça não convencional, grupo de foco, técnica descritiva CATA para salientar a importância do desenvolvimento deste novo produto alimentício. Durante o desenvolvimento da pesquisa foi realizado o teste qualitativo grupo focal, utilizando possíveis consumidores, em 3 sessões com grupos entre 6 e 12 pessoas. Com esse teste foi possível entender as opiniões e percepções de diferentes tipos de pessoas em relação ao sorvete. Métodos quantitativos de aceitação hedônica e idealidade de atributos foram aplicados com consumidores potenciais. Dentre os resultados obtidos, destacaram-se boa aceitação sensorial e reações emocionais descritas como saudável, produto diferente, gostoso, inovador, interessante, curioso e refrescante. A busca por uma alimentação saudável tem levado a população a consumir produtos que possam trazer benefícios à saúde, assim o sorvete desenvolvido adicionado de hortaliça não convencional mostrou-se ser uma alternativa viável com potencial para atender a essa crescente demanda da população e alinhar-se ao mercado em expansão da indústria de gelados comestíveis.Downloads
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Published
2021-01-01
How to Cite
Lima de Almeida, J., Jacqueline do Nascimento Mendonça, M., Lemos, T. de O., & Passos Rodrigues, M. do C. (2021). AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE A ADIÇÃO DE HORTALIÇA NÃO CONVENCIONAL AO SORVETE. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 885. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74008
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XL Encontro de Iniciação Científica
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