AVALIAÇÃO DOS EFEITOS LOCAIS DO VENENO DE BOTHROPS ERYTHROMELAS ATRAVÉS DO ENSAIO DE HET-CAM E SEU BLOQUEIO COM N-ACETILCISTEÍNA.

Authors

  • Gabriel Ferreira Barbosa
  • Daniel Frota de Lima
  • Danilo Galvão Rocha
  • Roberta Jeane Bezerra Jorge

Abstract

O envenenamento por Bothrops erythromelas, além de efeitos sistêmicos, provoca degradação tecidual. Nesses casos, o tratamento consiste na administração do antiveneno botrópico, que neutraliza os efeitos sistêmicos, mas é pouco eficaz para os efeitos locais. Através do teste Hen’s Egg Test Chorioallantoic Membrane (HET-CAM), é possível determinar se uma substância é capaz de induzir lise dos vasos, hemorragia e/ou coagulação. A N-acetilcisteína (NAC) possui propriedades antioxidantes e muitos dos envenenamentos botrópicos envolvem lesões locais que cursam com alterações inflamatórias e estresse oxidativo. Desse modo, objetivou-se avaliar os efeitos locais do veneno de B. erythromelas (vBe) utilizando o ensaio do HET-CAM, bem como verificar a atividade inibitória do NAC frente a atividade do vBe. Utilizaram-se ovos férteis de galinha colocados por quatro dias em chocadeira (38 ± 5 °C, 70%) e, em seguida, transferidos para uma incubadora. No décimo dia a CAM foi exposta e foram colocados 200 µL da substância testada com posterior observação dos efeitos locais (coagulação, hemorragia e lise dos vasos) por 300 segundos, o tempo de observação de cada efeito foi utilizado para obter o escore de irritação (EI). Os ovos foram divididos em 4 grupos: Controle Negativo (PBS), Controle Positivo (NaOH 0,1M), vBe (1 mg/mL), vBe+NAC (1 mg/mL + 10 mg/mL; pré-incubados por 30 minutos). Observou-se que o grupo tratado com PBS (EI = 0) não apresentou nenhuma das alterações avaliadas, no grupo NaOH (EI = 20,50±0,20) obteve-se rapidamente coagulação e hemorragia, e com o vBe (EI = 16,74±4,07) notou-se as três alterações. Com o uso de vBe+NAC (EI = 0,44±1,15), nenhuma das modificações na CAM foram visualizadas. Diante dos resultados, pode-se considerar o NAC como um possível redutor de dano promovido pelo envenenamento de B. erythromelas, sendo necessário dar continuidade ao estudo em outros modelos experimentais. Agradecimentos aos órgãos financiadores CNPq, CAPES e UFC.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2021-01-01

How to Cite

Ferreira Barbosa, G., Frota de Lima, D., Galvão Rocha, D., & Jeane Bezerra Jorge, R. (2021). AVALIAÇÃO DOS EFEITOS LOCAIS DO VENENO DE BOTHROPS ERYTHROMELAS ATRAVÉS DO ENSAIO DE HET-CAM E SEU BLOQUEIO COM N-ACETILCISTEÍNA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 935. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74058

Issue

Section

XL Encontro de Iniciação Científica