COMPARATIVO PROJETO-OBRA NA INDÚSTRIA DA PAVIMENTAÇÃO
Abstract
Durante a execução de revestimentos asfálticos, variabilidades construtivas têm implicações diretas na vida de serviço do pavimento. Assim, por meio do acompanhamento de um projeto-piloto de uma obra rodoviária, realizando uma comparação entre o produto planejado e o executado, foi possível avaliar a variabilidade construtiva e prever o desempenho esperado do pavimento em relação a sua rigidez e deformabilidade. Isso foi feito por meio da relação volumetria-desempenho (RVD), determinada através de uma função calibrada com características volumétricas de campo da mistura (grau de compactação e teor de ligante). A relação, foi estabelecida a partir dos resultados de Módulo Dinâmico, Flow Number (FN), e Stress Sweep Rutting (SSR) em misturas com diferentes volumes de vazios e teor de ligante, e a comparação dos resultados do modelo e dos ensaios sugerem que o modelo RVD é capaz de prever com razoável assertividade o desempenho da mistura. Os resultados indicam que a característica volumétrica com maior impacto no desempenho é a densidade da mistura, que depende diretamente do grau de compactação em campo. Amostras com menor densidade tiveram um desempenho previsto pior, em termos de menor resistência à fadiga e à deformação permanente, do que amostras com maior densidade, demonstrando que a variabilidade construtiva em campo pode afetar significativamente no desempenho do pavimento.Downloads
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Published
2021-01-01
How to Cite
Ernesto Ribeiro e Silva, P., Batista dos Santos Bastos, J., & Barbosa Soares, J. (2021). COMPARATIVO PROJETO-OBRA NA INDÚSTRIA DA PAVIMENTAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1019. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74142
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XL Encontro de Iniciação Científica
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