COMPÓSITO DE GÊNEROS
Abstract
A temática deste trabalho emergiu da necessidade de lançar uma reflexão acerca dos aspectos analíticos para uma nova visão dos conceitos de gênero, de mídia e de suporte dentro da linguística textual, a fim de reconsiderar o conceito de hipergênero. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo propor uma concepção de hipergênero que seja compatível com o programa teórico-metodológico da Linguística Textual e que não contrarie as demais noções da área, do modo como têm sido consideradas pelo grupo Protexto. Para tratar de hipergênero, refletiremos sobre os pressupostos de Adair Bonini, que em seu trabalho (201:681) define o conceito da seguinte maneira: “agrupamento de gêneros para compor uma unidade maior (o hipergênero)”. Tendo em vista que o prefixo "hiper" não traduz exatamente os agrupamentos de gêneros que pretendemos examinar, e que a concepção de hipergênero como um grande enunciado também não condiz com nossos pressupostos, decidimos chamar de compósito de gêneros ao conjunto de gêneros que dividem o mesmo ambiente digital em uma mesma mídia, com os mesmos suportes. Seguiremos as concepções do teórico Bakhtin (1997), o qual fala na ‘transmutação’ dos gêneros e na assimilação de um gênero por outro, possibilitando o surgimento de novos, a fim de observar os gêneros que se modificam no tecnodiscurso (Paveau, 2017). Para atingir o objetivo geral, utilizaremos como embasamento os trabalhos de Bakhtin (1997); Marcuschi (2003); Bonini (2005, 2011); e Cavalcante (2012). Para isso, como recorte dentre os diversos hipergêneros presentes em nossa sociedade, analisaremos a rede social on-line Instagram, para apontarmos em seus mecanismos os critérios analíticos. Os fatores comunicacionais dessa tecnolinguagem vêm conquistando seu espaço na sociedade e direcionando-se para uma modificação de gêneros cada vez maior.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Maria Sousa Colares, J., & Magalhaes Cavalcante, M. (2021). COMPÓSITO DE GÊNEROS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1037. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74160
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.