CONHECIMENTOS SOBRE TRIATOMÍNEOS E DOENÇA DE CHAGAS DE POPULAÇÃO RESIDENTE EM MUNICÍPIOS ENDÊMICOS DO SUDOESTE DO ESTADO DA BAHIA.

Autores/as

  • Tifanny Horta Castro
  • Mirele Coelho Araujo
  • Gabriela Soledad Márdero García
  • Eliana Amorim de Souza
  • Alberto Novaes Ramos Jr
  • Alberto Novaes Ramos Junior

Resumen

INTRODUÇÃO: A doença de Chagas é uma condição crônica infecciosa e negligenciada, fortemente associada a populações e territórios com maior vulnerabilidade social. A participação comunitária é fundamental para êxito nas ações de vigilância e atenção em áreas endêmicas. OBJETIVO: Avaliar conhecimentos sobre triatomíneos e doença de Chagas em população residente nos municípios de Anagé e Tremedal no sudoeste do estado Bahia.MÉTODOS: Estudo transversal descritivo nos municípios de Anagé e Tremedal / Bahia, via projeto IntegraDTNS-BA. Coleta de dados baseada em formulário específico do projeto com análise descritiva das dimensões relacionadas ao vetor e à própria doença. RESULTADO: Foram entrevistadas 460 pessoas; maioria do sexo feminino (n=259; 56,3%), residente em zona rural (n=354; 77%), raça/cor parda (n=290; 63%) e faixa etária entre 50-69 anos. A maioria já tinha ouvido falar da doença de Chagas (n=392; 85,2%), já tinha visto o inseto “barbeiro” (n=362; 78,7%) e sabiam reconhecer o inseto “barbeiro” (n=342; 74,7%). Entretanto, 292 (63,5%) das pessoas não sabiam para qual local deveriam levar o inseto “barbeiro” ao encontrá-lo e 151 (67,1%) o mataram quando o encontraram. Ressalta-se que 397 (86,3%) alegaram considerar a doença de Chagas como uma doença grave. CONCLUSÃO: A despeito de conhecimentos relativos a triatomíneos e doença de Chagas, a população destes territórios endêmicos do estado da Bahia não reconhece a importância do processo de vigilância entomológica. Ao não se reconhecerem como elementos ativos e estratégicos no processo de vigilância da doença de Chagas, perde-se uma oportunidade para alcance do controle efetivo. Portanto, ressalta-se a importância e a necessidade de intervenções dentro desses territórios para maior participação da comunidade no controle da doença. Apoio financeiro do CNPq - projeto de pesquisa INTEGRAHANS-Família.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Horta Castro, T., Coelho Araujo, M., Soledad Márdero García, G., Amorim de Souza, E., Novaes Ramos Jr, A., & Novaes Ramos Junior, A. (2021). CONHECIMENTOS SOBRE TRIATOMÍNEOS E DOENÇA DE CHAGAS DE POPULAÇÃO RESIDENTE EM MUNICÍPIOS ENDÊMICOS DO SUDOESTE DO ESTADO DA BAHIA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1050. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74173

Número

Sección

XL Encontro de Iniciação Científica