CURVA DE EMBEBIÇÃO E PERCENTUAL DE GANHO DE PESO DE COPERNICIA PRUNIFERA
Resumen
INTRODUÇÃO: A carnaúba encontra-se no semiárido brasileiro, sendo encontrada facilmente no Ceará. OBJETIVOS: Objetivou-se estipular o ganho de peso em percentual, juntamente com sua curva padrão, para estabelecer o quanto sua absorção de água levará ao desenvolvimento do embrião. METODOLOGIA: Separou-se 20 sementes (1,8g +), com 40g antes da embebição. Utilizou-se erlenmeyers de 200 mL etiquetados com datas. As sementes que estavam submersas na água encanada e deixada em uma câmara de germinação com a temperatura controlada em 30 graus. A água encanada foi trocada todos os dias úteis. Observou-se o desenvolvimento do embrião e o peso por 18 dias. RESULTADOS: De 0 a 144 horas (primeiros 6 dias de embebição) teve uma grande variação de curva, totalizando ganho de 45,25% da massa inicial. Depois seguiu de forma lenta por mais 144 horas, com ganho de 1% (0,4g) em relação às primeiras horas. Por mais 18 dias, a água teve como valor 46,25% (18,5g), onde estabilizou-se. Logo após esta estabilização, ocorreu a emissão da raiz primária e parte aérea da plântula. 17 das 20 sementes tiveram o início do desenvolvimento do embrião CONCLUSÃO: A curva de embebição das sementes foi estabilizada em 12 dias. Os embriões que se desenvolveram irão ser extraídos das sementes para análises anatômicas e histológicas. AGRADECIMENTO: Dedico ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelo auxílio financeiro concedido.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Pimentel Soares Lima, C., & De Paiva Campos, F. de A. (2021). CURVA DE EMBEBIÇÃO E PERCENTUAL DE GANHO DE PESO DE COPERNICIA PRUNIFERA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1078. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74201
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.