DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÃO DE INTERNET DAS COISAS PARA AUTOMAÇÃO DE IRRIGAÇÃO
Abstract
A agricultura é imprescindível para a humanidade, logo sempre há o desenvolvimento de mecanismos e técnicas que ajudem a aumentar a eficiência e a eficácia da mesma. Apresenta-se um trabalho que busca aplicar tecnologias IoT na agricultura, referentes ao monitoramento da umidade do solo de uma plantação da EMBRAPA, localizada no município de Paraipaba, Ceará. O maior objetivo deste trabalho é contribuir para o desenvolvimento de uma solução de irrigação eficiente, a fim de distribuir a quantidade de água que as plantas precisam, sem excesso ou desperdício. Pensando nisso, neste projeto desenvolve-se um sistema embarcado capaz de monitorar os dados de umidade do solo em três profundidades diferentes, e envia estes dados a uma central via tecnologia de redes sem fio, utilizando o protocolo LoRa. Cada planta receberá um dispositivo, chamado de nó, e terá os dados de umidade coletados e enviados para um nó central, que os envia para um sistema online. Fizeram-se testes de distância máxima entre o nó central e os nós instalados nas plantas, e em vistas de aumentar essa distância, foi utilizado um módulo mais potente e uma antena maior. Os novos testes realizados demonstraram um alcance muito maior entre o nó central e o nó de monitoramento das plantas, e conclui-se que a solução de comunicação LoRa é uma opção válida para implantar o projeto em maior escala. Agradece-se à UFC pelo financiamento.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Silva, G. da R., & Rego da Rocha, A. (2021). DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÃO DE INTERNET DAS COISAS PARA AUTOMAÇÃO DE IRRIGAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1105. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74228
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.