EFEITO DE INTERVENÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA INDIVÍDUOS COM DOR LOMBAR CRÔNICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Abstract
Introdução: As diretrizes recomendam aconselhamento e educação como primeira linha de cuidado para pacientes com dor lombar crônica (DLC). No entanto, não há clareza sobre em quais desfechos clínicos esse tipo de intervenção pode ter efeito. Objetivo: Descrever o efeito das intervenções de educação em saúde, comparado a um grupo controle, em pacientes com DLC de origem inespecífica. Métodos: Revisão integrativa da literatura, incluindo ensaios clínicos randomizados que avaliaram o efeito de uma intervenção de educação em saúde comparada a outra intervenção controle em indivíduos com DLC. A busca foi realizada em março de 2021 nas bases de dados PEDro, Scielo, Lilacs e Pubmed, usando os descritores low back pain, back pain, primary care, pain management, booklet e patient education de forma combinada, com o filtro de 10 anos. A análise da qualidade metodológica dos estudos foi realizada através da Escala PEDro. Resultados: Foram incluídos nesta revisão 28 estudos. Quanto à qualidade metodológica, os artigos apresentaram pontuação média de 6 (± 1,3) pontos, sendo 20 (71,47%) estudos considerados de boa qualidade. Dentre os estudos, dez incluíram apenas educação em saúde em sua intervenção, tendo efeito nos desfechos de incapacidade, intensidade da dor e nas atividades relevantes para o paciente. Dezoito estudos associaram educação em saúde com outra intervenção (recursos físicos, diversas formas de exercício físico, medicamentos, massagem e terapia manual), tendo efeito nos desfechos de incapacidade, intensidade da dor e qualidade de vida. Conclusão: A educação em saúde, seja isolada ou associada a outras intervenções, é uma intervenção eficaz no tratamento de pacientes com DLC, principalmente nos desfechos de incapacidade e intensidade da dor.Downloads
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Published
2021-01-01
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Thais Guimaraes Gomes, A., Resende de Jesus Moraleida, F., Barbosa dos Santos, B., Maira Ferreira Soares, L., Silva, S. de L., & Carla Lima Nunes, A. (2021). EFEITO DE INTERVENÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA INDIVÍDUOS COM DOR LOMBAR CRÔNICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1168. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74291
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XL Encontro de Iniciação Científica
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