EFEITOS DO REUNI SEGUNDO AS EXPERIÊNCIAS DE DISCENTES DO CURSO DE PSICOLOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO INTERIORANA.
Abstract
O campo de estudos acerca dos efeitos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) no Brasil está constituído com base em investigações que abordam o tema em variadas perspectivas metodológicas. Dessa forma a pesquisa visou compreender os efeitos do REUNI segundo as experiencias formativas dos discentes do curso de Psicologia do campus Sobral. Foram submetidos a entrevistas semiestruturadas 13 graduandos e 2 pós-graduandos da mencionada instituição. Empregou-se uma abordagem qualitativa descritiva, embasada pelo método fenomenológico empírico de Amedeo Giorgi. Neste ponto, serviu como um meio para se chegar a uma possível compreensão do que é a experiência de formação em Psicologia, num contexto de expansão e interiorização do ensino público federal no Ceará, e como ela é vivida por pessoas que são perpassadas por esse tipo de fenômeno formativo. Por se tratar de uma pesquisa, ainda em andamento, dos eixos temáticos obtidos, destacamos o seguinte: o orgulho e o sentimento de pertencimento da amostra acerca de uma instituição interiorana. Esta foi analisada e discutida com base nos conceitos da praxiologia de Pierre Bourdieu, em especial pelas noções de habitus e campo educacional. Outros estudos retroalimentaram a temática proposta, a qual tem por finalidade o realce à potencialidade do sertanejo, que foi evidenciada pelo apego à cultura, à cidade e ao compromisso com o crescimento institucional e profissional da região. Conclui-se que a pesquisa possibilitará reflexões e avaliações qualitativas sobre os efeitos do REUNI nos campi interiorizados e na formação dos discentes do curso de Psicologia. Para futuras pesquisas, sugerem-se estudos que fomentem a discussão do impacto a longo prazo desse programa. Ressalta-se o agradecimento ao PIBIC, órgão financiador desse trabalho.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Beatriz Araujo Santiago, A., Fernandes Pinheiro, R., & Coelho Castelo Branco, P. (2021). EFEITOS DO REUNI SEGUNDO AS EXPERIÊNCIAS DE DISCENTES DO CURSO DE PSICOLOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO INTERIORANA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1190. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74313
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.